Quem sou

O que a Jackie faz?
Experiências
Criação e Desenvolvimento de Coleção.
Criação de Bolsas, Sapatos, Xales, Bijuterias.
Criação de Figurino para TV e Teatro.
Assessoria de Moda e Estilo.

Cursos
Estilismo - Institut Catalã de La Moda. 1990 / 1993 Barcelona, Espanha.
Ilustração de Moda – Escuela Técnica Diagonal. Barcelona, Espanha.

Trajetória Profissional
Espanha
Estágios e assistência para as marcas Maria M, Francisco Valiente, Margarita Ruez.
Brasil
Prêmio Francal de Top de Estilismo. São Paulo, 1996. 2° lugar na Categoria Sapato Luiz XV.
Criação e Confecção de Uniformes para Eventos e Congressos. São Paulo, 1996/1997.
Desenvolvimento de Produto para as marcas: Bob Store, Carmin, Rosa Chá e Rozangela Kleim. São Paulo, 2000/2004.
Desenvolvimento dos Acessórios Jacqueline de Alcântara. Brasília, 2000/2010.
Brasília Fashion Festival – 2007. Criação Acessórios - Inverno Paranoarte.
Consultoria para Projeto ALI- Ceilândia Veste-Sebrae, 07/2009. Brasília.
Curso de Customização Arte e Cidadania - ONG Paranoarte, 2010. Brasília.
Consultoria para grupo de costureiras da ONG Família Cidadã, 2010. Brasília.
Produção de Moda para TV- São Paulo
TV GAZETA – Programa HUGO – Criação de Modelos para Apresentadora – 1996.
Programa PAPA TUDO – Criação de Figurino Para as Assistentes de Palco – 1997.
TV SENAC – Figurino para Repórteres e Assessoria de Estilo.
TV BANDEIRANTES – Show do Esporte – Responsável pela Coordenação do Figurino de todos os Apresentadores, sob Direção de Helio Sileman 1999 – 2001.
REDE TV – Figurino para Apresentadoras Janaína Barbosa e Luiza Mel- 2002.
Apresentações e Entrevistas da Griffe Jacqueline de Alcântara
Rev. Hair Fashion Up to Date – Desf. Vestidos de Noivas e Madrinhas - 11/98 - SP.
Rev. de Calçados e Acessórios Lançamentos. Matéria Frio no Brasil - 10/98 - SP .
Jornal Diário da Manhã – Entrevista e Editorial Vestidos de Festa - 06/98.
Desfile Vestidos para Cerimônia - TV Gazeta Programa Kátia Fonseca - 06/98 - SP.
Desfile Hotel Macksoud Plaza – Vestidos de Festa e Cerimônia 10/98 - SP.
Programa Clodovil Soft TV Band. Matéria - Vista-se com R$ 50,00 – 11/98 SP.
Prog. Clodovil Soft. Participação Especial – Criação de 02 modelos de noite para o Lançamento de Cores L´oreall - 11/98 – SP.
Palestras sobre Figurino de TV e Teatro. Faculdade Dulcina 08/2004 Brasília.
Palestra sobre Origem da Moda e o Brasil na Moda na Livraria Cultura Casa Park, 04/2010. Brasília.

Colaboradora - Thais Margalho
Thais é assessora de imprensa, formada em Comunicação pela Universidade de Brasília; em Jornalismo de Moda pela EnModa, e ex-aluna de Desenho de Moda, pela Casa das Artes. Interessada em moda, arte, artesanato, história. Escreve os textos deste blog em parceria com a Jackie.


Um pouco mais:
* Entrevista feita pela colaboradora Thais Margalho
Blog: Quantos anos você passou na Europa?
Jackie: Foram exatamente 4 anos e 10 meses, entre os estudos e estágios depois que saí da escola. Foram 3 anos e meio de estudos e mais 08 meses que vivi uma temporada em Ibiza, estagiando num atelier de acessórios de couro como bolsas, coletes, moedeiros, etc.

Blog: Como começou o interesse por artes e moda?
Jackie: Venho de uma família com uma grande veia artística. Cresci cercada de pintores, músicos, artistas plásticos e poetas. A moda esteve desde meus 5 anos de idade, quando peguei pela primeira vez um retalho das costuras de minha avó, que foi a pessoa que me inspirou em toda a minha trajetória como estilista. Quantas foram às vezes que eu sempre ficava ao seu lado observando esse momento mágico que era a manipulação da maquina de costura. Fui para a máquina de costura tentar costurar o paninho. Costurei... Mas foi o meu dedo! (risos) Não desisti, era o começo de um grande desafio. Desde pequena sempre interferi nas roupas que minha mãe me comprava, nunca estava satisfeita: se tinha um bolso eu eliminava, se não tinha eu criava um; se as mangas eram compridas eu as encurtava e se eram curtas eu aderia um aviamento ou bordado; um detalhe na gola outro na barra. Nessa idade eu já customizava meu guarda roupa. Quando jovem, gostava de desenhar modelos e encomendá-los a uma costureira. Eu era sempre a diferente da festa... Corria contra a correnteza.

Blog: De onde vem a inspiração para seus trabalhos?
Jackie:
A inspiração é latente em mim. As pessoas nas ruas me inspiram de diversas maneiras. Uma palavra, uma musica, uma foto, muitas vezes em um bate papo com as pessoas posso dar asas a imaginação e dali sair uma ideia que pode ser transformada em um acessório, numa estampa de uma camiseta, algumas vezes uma tampa de garrafa de refrigerante, ou um guarda chuva pode sim ter me inspirado de alguma forma por assim dizer. Costumo criar em uma idéia preconcebida. É uma brincadeira pra mim. Uma brincadeira séria.

Blog: Você tem algum método para o processo criativo?
Jackie:
Muitas vezes eu faço a linha inversa, procuro nos materiais proposto para aquela temporada, como os tecidos, os aviamentos, na cartela de cores. Gosto daquilo que nada tenha a ver com o modismo, se todos estão indo por uma calçada eu costumo cruzar e caminhar pelo outro lado. Minhas peças muitas vezes tem algo a ver comigo porém sempre pensando em atender as necessidades de meus clientes!

Blog: Como surgiu a oportunidade para dar aulas?
Jackie:
Nunca passou pela minha cabeça dar aula em nenhum aspecto. Até que enviei um projeto para uma coleção de acessórios da minha griffe para os Novos Talentos do Capital Fashion Week – evento que marca o calendário de moda aqui em Brasília. O projeto foi elaborado e apresentado de forma profissional, ricamente detalhado com ilustrações que chamaram a atenção das curadoras Yovanna Gicco e Úrsula Quaresma, que insistentemente me incentivaram a elaborar um programa para o curso de desenho de moda que atendesse as necessidades dos alunos das escolas de moda, profissionais e pessoas interessadas em desenhar moda aqui em Brasília. Hoje em dia, ministro o programa nas escolas MS Desenho, Progettare, Senai e Casa das Artes. E o resultado disso é que pouco tem sobrado de tempo para me dedicar ao desenvolvimento dos acessórios Jacqueline de Alcântara, e confesso que cada vez mais me apaixono pela profissão de professora.

Blog: O que é uma ilustração?
Jackie:
Buscando o significado no dicionário encontramos: Ato ou efeito de ilustrar. Imagem ou figura que orna ou elucida um texto escrito. Também encontramos que, uma ilustração é uma imagem pictórica utilizada para acompanhar, explicar, acrescentar informação, sintetizar ou até simplesmente decorar um texto. Embora o termo seja usado frequentemente para se referir a desenhos pinturas ou colagens, uma fotografia também é uma ilustração. Além disso, a ilustração é um dos elementos mais importantes do design gráfico. São comuns em jornais, revista e livros, especialmente na literatura infanto-juvenil (assumindo, muitas vezes, um papel mais importante que o texto), sendo também utilizadas na publicidade e na propaganda. Mas existem também ilustrações independentes de texto, onde a própria ilustração é a informação principal. Um exemplo seria um livro sem texto, não incomum em quadrinhos ou livros infantis.

Blog: O que mais te encanta neste trabalho?
Jackie:
O fator humano. Além das profissionais que me auxiliam na confecção dos acessórios, os alunos me acrescentam muito. Além dos alunos do curso de moda nas escolas de desenho, tenho as alunas de customização, nos cursos que ministro para as artesãs das comunidades carentes do entorno do Df. São programas de reintegração social e renda familiar das ONGs Paranoarte e Familia Cidadã. São pessoas de todas as idades, profissões e de diferentes classes sociais, da mais humilde a mais abastarda. Levar conhecimento a essas pessoas tem como consequência vivenciar novas experiências. Com todas elas sempre estou aprendendo alguma coisa.

Blog: O que você espera de seus alunos?
Jackie:
Que sejam curiosos, dedicados e que tenham muita vontade de aprender. Literalmente, que cada um deles, CRESÇA E APAREÇA!

Blog: Além da moda, quais suas outras paixões?
Jackie:
Além do prazer do bem estar que me causa em sentar em uma máquina e costurar uma bolsa e depois bordá-la, há uma coisa que gosto muito de fazer que é andar em duas rodas: o motociclismo e o ciclismo me fascinam. Adoro pilotar uma moto e sair rasgando um asfalto ou pegar uma byke e fazer trilha. Até criei uma coleção de camisetas divertidas para as meninas motocilcistas.

Blog: Como surgiu a idéia do blog?
Jackie:
A idéia do blog surgiu dentro da sala de aula. Surgiu da necessidade de oferecer mais informação e conhecimento as minhas alunas, de falar sobre tudo que está relacionado ao desenho de moda, indo além da sala de aula. Falar dos eventos de moda, dos principais ilustradores que marcaram os anos de 1910 até os tempos atuais, das diferentes técnicas usadas para ilustrar um texto, de como vender um produto, etc. Destacando também as atividades dentro da sala de aula, como as novidades que um aluno pode trazer para os colegas e até mesmo para mim.